top of page

Aplicações no Mundo

Desde o aparecimento de smartphones equipados com GPS e câmaras fotográficas que a RA está cada vez mais presente na vida das pessoas. É então importante perceber que tipo de aplicações são mais utilizadas mundialmente.

Existem um enorme número de aplicações para RA como por exemplo educação, design, navegação, jogos, objetos virtuais em museus, simulações de voo e muitas mais. Neste capítulo irá ser estudada a aplicação Pokémon GO.

Pokémon GO

Aparecimento e adesão

Pokémon GO é um jogo de RA, para dispositivos móveis Android e iOS, desenvolvido pela Niantic, que foi lançado em julho de 2016. O jogo consiste na captura, batalha, troca e treino de monstros virtuais chamados de Pokémon com o intuito de explorar o mundo real e aproximar grupos de pessoas. O dispositivo deve ter GPS, câmara fotográfica e dados móveis para correr o jogo. Assim, é utilizado o GPS de modo a determinar a localização do utilizador e inserir o seu avatar nos mapas do jogo (Pokémon GO utiliza os mapas do OpenStreetMap). Quando deparado com um Pokémon, o utilizador tem a possibilidade de ligar a câmara fotográfica e visualizar no seu dispositivo uma representação em RA do Pokémon.

Pokémon GO teve uma enorme adesão, inundando completamente todas as formas de media e sendo o jogo móvel mais rápido a atingir os 600 milhões de dólares de rendimento. Atualmente já superou os 800 milhões de downloads estima-se que tenha de rendimento diário cerca 2 milhões de dólares

Modelo de negócio

Segue-se o exemplo do modelo de negócio da aplicação de AR Pokémon GO.

Tal como ilustrado na figura abaixo o modelo de negócios pode ser representado através de 9 blocos.

3.png

Começando pela Segmentação de Clientes, o grupo dos jogadores é constituída pela faixa etária de jovens adultos dos 21 aos 27 anos de idade. Isto deve-se ao facto de ser um intervalo de idades que experienciou a franchise Pokémon na sua infância, o que torna este tipo de experiência em RA algo fantástico. Fica claro a Proposta de Valor para esta situação ser a conjunção de três proposições: poder experienciar o mundo real cruzado com um mundo de fantasia; a comunicação com outras pessoas; poder jogar em deslocação. Os Canais de Distribuição são a aplicação móvel e o website. Ao contrário de muitas outras empresas e produtos, o Pokémon GO tem quase por definição um grande foco na Relação com os Clientes. Por um lado, a gamificação – os utilizadores ficam bastante envolvidos no jogo e fazem certas tarefas como andar vários quilómetros por causa disso. Existe também o instinto de colecionador – a premissa do jogo é apanhar todos os Pokémon. E ainda a pressão social – ter que evoluir para acompanhar o nível dos amigos. Todos estes fatores contribuem para que o utilizador se mantenha dedicado ao jogo. O Fluxo de Receitas vem de compras internas no jogo, que são impulsionadas pela pressão social, instinto de colecionador e gamificação, e através da venda do dispositivo “Pokémon Go Plus”, que torna a experiência do utilizador mais agradável.  Como era de esperar, a Parceria Principal é a Nintendo porque foi esta que proporcionou o conteúdo da franchise Pokémon, que por sua vez é a base do jogo. De modo a sustentar o jogo as Atividades Principais necessárias são a manutenção e atualização constante, da aplicação e do site, para que utilizador sinta que está a experimentar algo novo. Para atingir este objetivo o Recurso Principal é uma boa infraestrutura informática, porque os servidores têm que ser capazes de gerir os milhões de utilizadores ao mesmo tempo. Sendo esta a chave para o sucesso, é necessário que haja um investimento tanto na equipa de IT como na de desenvolvimento - Estrutura de Custos.

bottom of page